top of page

Pastas de clareamento dentário funcionam?

Como bem sabemos, ter os dentes mais brancos é o sonho de muita gente! Para que isso aconteça, as pessoas procuram diferentes tipos de solução para alcançar o sorriso desejado, inclusive as pastas de dentes clareadoras.


Mas elas funcionam?




De certa forma, sim: todos os cremes dentais ajudam a remover manchas superficiais, porque contém abrasivos leves.

As pastas para clareamento dos dentes possuem ingredientes ativos, como proteases, que ajudam a degradar a película manchada; agentes oxidantes (água oxigenada e clorito de sódio) capazes de penetrar nos dentes e ajudar a remover manchas extrínsecas; e compostos à base de fosfato, como pirofosfato, tripolifosfato e hexametafosfato.

Muitos desses ingredientes possuem efeito abrasivo, que ao contrário do que muita gente pensa, desgasta o conteúdo mineral dos dentes, aumentando a rugosidade da superfície e reduzindo a microdureza.

Ou seja, apesar de ser mais barato e proporcionar um resultado aparente, o creme dental clareador não substitui o procedimento feito em consultório, por um dentista, pelo contrário, o uso frequente pode obrigar o paciente a procurar um profissional com outros problemas em decorrência do uso frequente desses produtos.

Innova Odontologia


bottom of page