top of page

Tratamentos para Bruxismo

Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.




Como descrito pelo Dra Dráuzio Varela, o bruxismo movimento involuntário e inconsciente que acontece, também, durante o sono. Sim, o bruxismo pode aparecer em períodos ativos, em homens e mulheres.


A gravidade deste distúrbio pode ser atestada na classificação de risco: é o terceiro distúrbio do sono mais comum.


Mas, como saber se uma pessoa tem bruxismo?! Existem sintomas?!


Sim, existem sintomas que devem ser observados desde a infância, como desgaste e amolecimento dos dentes. Dores de cabeça frequentes, logo ao acordar, é o sintoma mais comum do bruxismo, e se explica pela compressão exagerada dos dentes que pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.


Mas existem outros sintomas que devem ser levados ao conhecimento do médico e dentista, perceba que falamos em médico e dentista, que são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face.


Percebendo o surgimento e prolongamento dos quadros acima, é fundamental que a pessoa faça uma visita ao dentista, além de outras especialidades. É bom lembrar que, na maioria das vezes em que acomete o paciente é à noite, durante o sono, muitas vezes o dignóstico é feito já com alguma perda ou algum agravamento de um dos sintomas sem uma investigação.


Essa é mais um motivo da importância das vistas regulares ao dentista, que naturalmente vai identificar o desgaste, por exemplo, evitando o surgimento de dores crônicas e um tratamento maior futuramente.



Innova Odonto

Agende agora uma avaliação, clique aqui.

bottom of page