top of page

Você sabia que o sorriso também envelhece?

Com o passar dos anos, é possível notar que nosso sorriso vai ficando diferente, como a coloração dos dentes. Por isso, é importante sempre ter o acompanhamento do dentista nesse processo.





Além da tonalidade, é possível perceber a influencia do tempo no desgate, que alteram o formato dos nossos dentes: o sorriso vai ficando mais reto. Em pacientes que têm bruxismo isso acontece de forma ainda mais rápida.


Outra parte da boca que também sofre modificação são as gengivas. Especialmente depois dos 40 anos, a retração gengival fica mais evidente, com aparência de dentes "mais longos”.


No entanto, apesar de todas essas mudanças, é possível, sim, continuar com um sorriso bonito e saudável. Visitas regulares ao dentista ajudam a prevenir e a tratar casos já iniciados de desgaste.


O que precismos entender é que o envelhecimento dos dentes acompanha todo o processo natural do corpo, e que, da mesma forma, pode ser acelerado, ou não, a partir do nosso comportamento:

  • Escovação rápida e com muita força;

  • Não escovar os dentes antes de dormir;

  • Possuir dieta com grande ingestão de café, açúcar e álcool;

  • E até mesmo a ingestão de alguns medicamentos.

Crie o hábito da escovação, inclua visitas a cada 6 meses ao dentista. Ajude o seu corpo a envelhecer de forma saudável.



Clinica Innova Odonto




bottom of page